Um tanto bem maior...

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

SUPER Motorista, Ativar!!!

Quem disse que super-heróis cheios de poderes não circulam normalmente pelas ruas das cidades sem nem ao menos serem importunados pelos paparazzi?! Ah, mas alguém precisa avisar esta pessoa que ela está absolutamente enganada. Há, sim, uma cidade onde é possível experimentar, a qualquer hora, em qualquer local, a inesquecível aventura de se pegar um simples (e fora de qualquer suspeita) ônibus.Diga-se de passagem, pilotado pelos tais heróis. Esta é a cidade de Santos! Um ônibus!!! Nada de esconderijos ultra-secretos, carros-temáticos, máscaras ou pistolas de longo alcance. Em Santos, a vida dos super-heróis não se diferencia muito da vida de qualquer cidadão. Disfarçados de trabalhadores comuns, os heróis misturam-se em meio à população, tornando-os quase imperceptíveis. Porém, quando é hora de colocar em prática suas habilidades, mesmo com muita atenção, é possível perder as contas de quantas responsabilidades e missões estes honrosos personagens realizam de uma só vez. Pare. Olhe. Observe. Não o semáforo, apenas. Mas aquele moço, quase sempre mudo (solitário que é), concentrado em dar conta de dirigir, receber o dinheiro, fazer conta, devolver o troco com consciência para que qualquer erro não venha a sair de seu bolso, liberar a catraca, abrir/fechar as portas de entrada/saída tomando cuidado com os passageiros, ajudar na entrada e saída de passageiros com deficiências, estar atento às caronas que meninos de rua costumam pegar, concentrar-se no trânsito ...UFA! Que loucura. Mas como é possível atribuir tantas tarefas a um profissional que tem por principal função DIRIGIR??? Ainda mais sendo a legislação de trânsito brasileira tão intolerante como é, e com razão. Se civis não podem dirigir e falar ao telefone, pelo cuidado que deve ser tido com o volante, como então pode ser delegado aos motoristas de ônibus, uma série de tarefas as quais ele só pode concretizar utilizando as duas mãos e concentrando-se completamente em todas elas? No mínimo, desumano. Ou seja, para SUPER-HERÓIS. “Ué, mas onde está o trocador?” Você me pergunta. Sabe que eu não sei!? Anos atrás, os trocadores foram dispensados. E a população acostumou-se a simplesmente aceitar os fatos.Reclamam, de fato, e na seqüência aceitam novamente. Colocaram alguns contratados para vender o bilhete da passagem nos pontos de ônibus espalhados pela cidade. Sujeitos a chuva, ao frio e ao sol. Responsáveis pelo dinheiro que fora muitas vezes levado em assaltos.Retiraram os trocadores que dividiam o trabalho com os motoristas e a estes incumbiram todas as funções. Encheram a cidade de radar, preocupados com a segurança no trânsito, mas confiam aos motoristas do transporte público a vida de dezenas, centenas, quem sabe até milhares de pessoas, diariamente, tratando-os com regras diferenciadas. Pois é. São mesmo verdadeiros heróis.

4 comentários:

Jups disse...

ADOREI O TEXTO AMIGA!!! VOCE FAZ A DIFERENÇA!!!
HHEHHEHEEH BJU AMO

Bandaid Rosa disse...

Heróis anônimos gata! como os que cruzamos todos os dias lecionando nas escolas, mantendo a cidade limpa na medida do possível
(a educação das pessoas não colabora muito), lutando em palanques tão sujos e tão decaídos por nossos direitos ou mesmo aqueles que doam seu tempo pra fazer o bem... hoje em dia é tão raro que já pode ser considerado um tipo de heroísmo! sugiro uma série de textos falando sobre todos os profissionais que tem em suas mãos responsabilidades completamente desvalorizadas, assim como os nossos Super Motoristas! =************* e não pare com o blog... torne ele seu aliado! te amo!!! to contigo e não abro!

Bandaid Rosa disse...

aaaa é a nathy! =)

Caio Azevedo Marques disse...

boa! ;) como o ônibus é mais alto, acho que a CET não consegue ver que eles não estão dirigindo com as duas mãos...